A costa de Moçambique,
voltado ao indico, pela sua extensão, orografia e clima é rica em todo o tipo
de praias e berço de muitas espécies marinhas alguma das quais em vias de extinção.
Entre as muitas praias que estendem ao longo da costa, salienta-se por mais
conhecidas ou dispondo de melhores estruturas de apoio aos visitantes, as de
Pemba, Ilha de Moçambique, Fernão Veloso, Chocas, Vilanculos, Tofo, Marrungulo,
Inhassoro, Inhambane, Bazaruto, Zongoene, Xai-xai, Bilene, Marracuene, Inhaca,
Ponta de Ouro e ponta de Molongane (Guia de turismo de Moçambique 2008:11)
ESTE BLOG RETRATA AS BELAS PAISAGENS, MUSÉUS EXISTENTES EM MOÇAMBIQUE E O PERFIL DE INFORMADORES TURÍSTICOS E GESTORES.
terça-feira, 22 de setembro de 2015
domingo, 6 de setembro de 2015
Paisagens em Moçambique
É um conjunto de formas que, num dado momento exprime as heranças que representam as sucessivas relações entre o homem e a natureza.(SANTOS 2002: 103).
Moçambique é rico em flora e fauna, terrestre e maritima. A orografia e o clima determinam três tipos de vegetação: Flora densa nas terras altas do Norte e Centro do País, Floresta aberta e Savana no Sul e, na Zona Costeira, os Mangais.
AREAS DE CONSERVAÇÃO DA FAUNA EM MOÇAMBIQUE( RESERVAS E PARQUES)
Em Moçambique a fauna tem areas de conservação tais como: Parques e Reservas. Portanto, encontramos em primeiro lugar, Parque Nacional de Gorongoza; Parque Nacional de Zinave(Inhambane); Parque Nacional de Banhine(Gaza), Parque Nacional de Bazaruto (Inhambane), Parque Nacional de Limpopo, Parque Nacional das Quirimbas (Cabo Delgado). Em segundo lugar encontramos Reserva de Maputo, Reserva de Pomene(Inhambane) Reserva de Marromeu, Reserva do Gilé, Reserva do Niassa, Reserva do Chimanimane ( Manica).
Cultura como Patrimonio do povo Moçambicano
Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Patrimonio é um conjunto de bens.
2.DANÇAS
"O Patrimônio Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural".(Declaração de Caracas - 1992).
Portanto, em Moçambique temos diversidade cultural, que varia de regia para regiao( Habitos, Danças, linguas,Usos e costumes, tradições).
Dança Xigubo
É uma dança tradicional moçambicana e que representa a resistência colonial do país sobretudo na região sul. Maioritariamente praticada nas regiões interiores de Gaza e Maputo, a dança tem poucos praticantes ao nível das cidades
Dança Mapiko
.O mapiko, é uma das principais danças tradicionais makonde, é praticado nos ritos de iniciação e cumpri a função lúgubre, em caso de morte de um membro do grupo ou da comunidade. Pratica-se também em algumas cerimónias de investidura de chefes clânico-linhageiros (vahumu).
Dança Tufo
É uma dança de origem árabe, ligada à religião muçulumana, que pode ser praticada em cerimónias, festas e datas específicas do calendário islâmico. Ela tornou-se vulgar na região nortenha do país, mais precisamente, no litoral das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia. É uma dança essencialmente feminina, na qual os homens apenas participam como instrumentistas. Todavia, há casos em que os grupos são compostos só por mulheres
Dança Nhau
A Dança Nyau foi certificada pela Organização das Nações Unida para Educação Ciência e Cultura (UNESCO) em Novembro de 2005,como .uma obra-prima do património oral e intangível da humanidade A dança Nhau, constitui a cultura dos habitantes da província de Tete, que exige bastante agilidade do seu dançarino, duma máscara de madeira e a dança tabu de ritos de iniciação
Assinar:
Postagens (Atom)