É um conjunto de formas que, num dado momento exprime as heranças que representam as sucessivas relações entre o homem e a natureza.(SANTOS 2002: 103).
Moçambique é rico em flora e fauna, terrestre e maritima. A orografia e o clima determinam três tipos de vegetação: Flora densa nas terras altas do Norte e Centro do País, Floresta aberta e Savana no Sul e, na Zona Costeira, os Mangais.
Estes ecossistemas constituem o habitat de especies selvagens como elefantes, leões, leopartos, chitas hipopotamos, antilopes, tartarugas, macacos e grande número de aves. Esta riqueza associa-se belas paisagens quer nas zonas altas, quer nas zonas costeiras.
Transporte
Entre os elementos básicos da atividade turística (demanda, oferta, espaço geográfico e operadores de mercado), o transporte é um dos componentes desta cadeia. O turismo por definição implica em deslocamentos, e o transporte é o facilitador da relação entre oferta e demanda e, portanto, participante e elo na organização e promoção do turismo. Há situações em que o transporte constiui-se na própria atratividade turística, a exemplo dos cruzeiros marítimos, trens em viagens temáticas, ou ainda os dirigíveis e aviões (OMT, 2001).
O transporte de um modo geral é crucial para a competitividade de um país, região ou até mesmo cidade, para as suas trocas comerciais, econômicas e/ou culturais.
Transporte Aéreo
CARACTERIZAÇÃO GERAL DO TURISMO EM MOÇAMBIQUE Atualmente, a principal fonte de turistas para Moçambique é o mercado regional constituído por turistas africanos provenientes dos países vizinhos. Por conseguinte, o mercado regional representa cerca de 86% dos turistas estrangeiros que entram em Moçambique (MITUR, 2011
Moçambique apresenta um perfil de turista muito concentrado nos mercados emissores adjacentes. Em 2010, os turistas da África do Sul, do Malaui, do Zimbábue, e da Suazilândia (quatro dos seis países com quem Moçambique tem fronteira), representaram 74,1% do total. Portugal, o quinto maior mercado emissor, foi a origem de 1,4% dos turistas estrangeiros que deram entrada no país, conforme mostra a Tabela 4.3. (MITUR, 2011).
Companhias aéreas que operam em Moçambique Conforme o IACM (2003), a política de transporte aéreo durante vários anos foi marcada pela defesa do monopólio estatal, donde o domínio empresarial era detido pelas empresas como as Linhas Aéreas de Moçambique - Empresa Estatal (LAM), a Trabalho e Transporte Aéreo - Empresa Estatal (TTA) e os Aeroportos de Moçambique – Empresa Estatal (ADM). Desde a sua criação em 14 de maio de 1980 até o ano de 1997 a LAM teve o monopólio na exploração da rota Maputo-Beira-Nampula-Pemba e vice-versa, que era também conhecida como a linha dorsal da aviação civil em Moçambique20 .
Com a perda do monopólio da LAM nesta rota, o Conselho de Ministros aprovou o Decreto nº 39/98, que regulamentou o exercício das atividades de transporte aéreo doméstico e trabalho aéreo público21 . Deste modo, abriu-se o mercado aéreo doméstico na linha dorsal a outras operadoras aéreas, fato que veio a se refletir na entrada no mercado da operadora Air Corridor, em Agosto de 200422.
Digite seu comentário... Verdade
ResponderExcluir